quarta-feira, 31 de março de 2010

O Abandono de Deus

Rev. Manoel Compasso

Texto: Sofonias 1. 1-6

Tema: O abandono de Deus.

Introdução: Com forme os estudiosos o nome Sofonias significa “Jave esconde” pertence uma linhagem real profetizou no reino sul de Judá, durante reinado de Josias.

Essas informações são importantes porque nos colocam no centro dos acontecimentos. Josias foi o décimo quinto rei de Judá, o seus nome e a sua missão havia sido alvo de uma revelação ainda no tempo do rei Jeroboão .I reis 13.2.

Ele foi o grande rei que promoveu a grande reforma, e ela se deu quando foi achada a palavra que estava perdida no templo. II Crô 34. 14

Eis que o que a Escritura diz a respeito de Josias II Crô 35.18.

Mas a maioria dos estudiosos concorda que Sofonias profetiza no reinado de Josias antes dessa grande reforma. Se os estudiosos estão certos, nessa época a palavra ainda estava perdida no templo.

Diz em provérbio 11.14 – sem sábia direção o povo se desvia. Foi que se deu na grande reforma do século XVI a palavra estava perdida, quando foi colocada na mão do povo, o povo encontrou a luz.

O povo no tempo de Sofonias estava sem a palavra e conseqüentemente estava mergulhado em idolatria, sincretismo religioso que culminava em uma indiferença para com Deus. 1-6

I. A idolatria. 4

A Escritura descreve a idolatria como uma cousa de demônio I co 19,20

Quem adora ídolo, adora demônio. Mas a idolatria vai muito além da visualização, ela pode ser vista naquilo que se sente, naquilo se guarda no coração. Ezequiel 14. 1-10.

Ela cega o entendimento e tira os olhos do homem do seu criador e o coloca na criatura.

Paulo em Romanos 1 fala de homens que estavam loucos, mas se achavam sábios. Eles mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança de imagem de homem, mudaram a verdade de Deus em mentira.

Vejamos como Paulo os descreve (eles são caracterizados 21 disposições cada uma pior que outra, todas contra Deus) Rm 1. 28-32.

Certamente essa lista não tem a preocupação de exauri todos os pecados de um homem, porém todavia essa pequena discrição nos lembrar que o homem sem Deus está em total depravação.

O autor sagrado cita segundo pecado desse povo. É o pecado de encher

Cada vez mais a medida da sua desobediência. Adorar um ídolo é pouco, eles querem fazer uma coleção de ídolos e misturam adoração dos seus ídolos com adoração a Deus. Isso é chamado de:

II. Sincretismo religioso. 5

Ilustração: Um dia andando no centro da cidade uma pessoa que só fui ter contacto tempo depois. Essa pessoa me chamou muito atenção pela falta de bom gosto na forma de se vestir. Eu fique parado olhando para ele. Ele estava vestido com uma camisa verde escura seda (aquela que brilha no sol) e uma causa social cor de abóbora.

Pensei comigo mesmo que cousa horrível. De vez enquanto você deve encontrar alguém que se veste assim. Então você deve se perguntar será se essa pessoa não tenha ninguém que lhe diga: “tira isso. Isso está horrível)

Aqui nesse texto vemos duas cousas que não cominam. Deus não comina com os ídolos. Essa é uma mistura que não dá certo é horrível.

Paulo escrevendo aos corintos em Ico 6. 14-16

O pecado de idolatria que puxa sincretismo religioso que se culmina em:

III. Uma indiferença para com Deus. 6

Jesus uma certa feita disse que o homem não poderia servir a dois senhores. Deus é um Deus zeloso ele não divide a sua glória com ninguém diz o profeta Isaias.

No verso 5. As pessoas estavam misturando a adoração aos seus ídolos e adoração ao Senhor, mas somente no verso 6 nós somos informados que de fato eles não estavam adorando a Deus.

Eles deixaram a Deus, eles não buscavam a Deus, eles não ligavam para Deus.

O que Deus requer do homem? Dê um pulo até João 4

Essas pessoas eram indiferentes para com Deus. Viviam no mundo como se Deus não existisse.

Conclusão: o que tudo isso tem a ver com o nosso mundo? e com nós nessa noite?

A primeira resposta a primeira pergunta é: tudo. O nosso mundo está envolvido com tudo isso. A idolatria campeia, o sincretismo é defendido e praticado, as pessoas são indiferentes para com Deus. O salmista diz que todas as cogitações do coração do homem é que não há Deus.

A segunda resposta a segunda pergunta é: quase tudo. Estamos correndo um grande risco de nos acomodar diante grandes e profundas exigências do nosso homem interior transformado pelo sangue de Cristo.

O nosso homem interior exigido mais santificação, mas compromisso, mas obediência e muitas vezes têm feito calar com as nossos praticas pecaminosas. Muito embora não tenha se prostado diante de um ídolo, mas tem levantado ídolo dentro do seu coração e com isso tem desprezado a Deus. Já não mais pergunta por ele.

Farei uma terceira pergunta. O que faremos?

A terceira resposta a terceira pergunta é:

Se você é crente em Cristo, busque mais Cristo, ame a Cristo, se comprometa com ele.

Se você ainda não é crente, corra para os pés de Cristo, peça misericórdia Cristo, tome a Cristo e diga Cristo é meu. Amem.

O Sofrimento Vem Antes da Glória

Rev. Manoel Compasso

Texto: Mateus 28. 20-28

Tema: O sofrimento vem antes da glória.

Introdução: Jesus vinha tratando da questão do reino que estava para chegar, o reino viria depois da sua morte. Primeiro a morte e depois o reino, antes o sofrimento e depois a glória.

O reino do céu que é repetido várias vezes 19.12,14, 23,24/ 20.1 e 21 é sinônimo da vida eterna. Façamos uma comparação entre dois acontecimentos.

Jesus conversa como o jovem rico. 19. 16-22. V.16 “...Mestre, que farei eu de bom para alcança a vida eterna?”

Depois do diálogo com o jovem rico, Jesus diz aos seus discípulos versos: 20. 23,24 e 29

Para os apóstolos o reino dos céus tem um singular significado, Jesus diz: “...Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes , quando na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel” 19.20.

Isso era uma glória para os apóstolos, é também uma gloria para nós , estaremos para sempre com o nosso Deus.

Diz: Apocalipse 21. 4 . Que Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor.

Ilustração: No esporte espetacular da (05.04.09) passou uma reportagem de uma cidade que fica na parte central da Africa chamada Ruanda. Ruanda foi uma cidade atingida pela guerra civil entre duas facções que gerou um genocídio. Em 10 dias cem mil pessoas foram assassinadas.

Certamente que não precisamos ir a Ruanda para ficarmos escandalizados, basta que fiquemos no Brasil a onde muitas favelas são dominadas pelos traficantes. Em uma entrevista o Presidente lula denominou essa briga pelo poder de “normal”

O dia que estas cousas forem consideradas normais por todas as pessoas, podem ter certeza que homem dotado de racionalidade será considerado um animal irracional dos mais baixos.

Cito novamente Apoc. 21.4.

Isso é a gloria, mas a gloria não virá antes do sofrimento de Cristo. Observe no capítulos 19 e 20 fala da vinda do reino, vida eterna e trono.

Mas o que Jesus relata no cap. 20. 17-19 antecede a vinda do reino, vida eterna e trono.

Pela texto que a gente leu, ou seja, cap. 20. 20-28, a mãe e os seus dois filhos João e Tiago e os dez apóstolos não entenderam assim. Eles pensavam que a glória vinha primeiro, certamente é possível afirmar que eles nem cogitassem em suas mentes qualquer tipo de sofrimento por parte de Cristo.

Em Mateus 16. 21-23. Jesus prediz o seu sofrimento. No v.16 – Pedro um dos apóstolos chama a Jesus a parte e começa reprovar-lo.

No v. 17 Jesus diz a Pedro: Arreda Satanás.

Vamos dividi esse texto em três fases.

I. Um pedido inconseqüente . 20,21

· Dizem os estudiosos que o nome dessa mulher era Salomé, irmã de Maria mãe de Jesus, e que portanto, era tia de Jesus, de modo que Tiago e João eram primos de Jesus, sendo assim, é bem possível que essa mulher juntamente com os seus filhos que não haviam entendido que o sofrimento vem antes da glória tenha se valido desse parentesco para fazer esse pedido.

· O pedido era o seguinte: Salomé com aprovação dos seus filhos chega para Jesus e pede que no seu reino permita que João e Tiago assentem-se: um à sua direita e o outro à sua esquerda.

· Vamos lembrar o seguinte. No capitulo 19.28, Jesus promete que no seu reino os doze apóstolos se assentariam em doze tronos. Talvez aquela mulher pensasse o trono está garantido, agora será necessária garanti o lugar do trono. E que lugar melhor seria que não fosse um a direita e outro a esquerda de Jesus.

· Isso nos faz lembrar de algo que acontecia no Brasil, com toda certeza ainda acontece, mas que hoje é proibido, ou seja, o nepotismo.

· Nepotismo é a pratica do favoritismo, preferência dada aos parentes aos cargos públicos.

· Aqui nos parece que estamos diante de algum tipo de nepotismo espiritual por parte dessa mulher. Sendo ela irmã da mãe de Jesus e sendo seus filhos primos de Jesus era concebível que tivessem mais privilégios que os dez.

· Porém esse tipo atitude não funciona diante de Deus. Jesus respondeu v. 22 – Sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que eu estou para beber? Responderam podemos. V 23 Então disse Jesus: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se a minha direita e a minha esquerda estar no conselho do Pai.

· Aplicação: Não temos o céu pelo a nossa justiça ou somos preferidos por algo de bom que exista em nós, nem podemos nos arrogar de algum privilégio por estamos na igreja, porque que oramos ou qualquer outra cousa, somente a justiça de Cristo em nós nos faz aceitável diante de Deus.

· Em Jeremias 14 e Ezequiel 15. Deus diz ainda que Moisés, Samuel, Noé, Daniel e Jó estivessem no meio de Israel no tempo da destruição por meio dos Caldeus não poderiam salvar a vida de ninguém.

· Quem de vocês pode levar alguém para o céu para assentar a direita e esquerda de Deus? Quem de você pode se arrepender pelo irmão, pai, mãe e amigo? A resposta é ninguém. Cada um conhecendo a sua própria chaga se arrependa, tome a Cristo e pela justiça desse Cristo seja salvo.

II. Uma reação sem sabedoria. 24

· Diante desse pedido inconseqüente, qual foi a reação dos dez apóstolos? Reação dos dez apóstolos não podia ser outra que não fosse uma reação sem sabedoria, pelo simples fato de que assim como Tiago e João e a sua mãe não entenderam que a glória vem depois do sofrimento que Jesus declarou no v 18, eles também não haviam entendido .

· A indignação dos dez tem um motivo: Eles também queriam se assentar a direita e a esquerda, o trono prometido no capitulo 19.28 não bastava era também necessário um lugar de destaque.

· Isso indica que atitude espiritual dos dez não era nada melhor que dos dois.

· Aplicação: Quão fácil é condenar em outros o que justificamos em nós.

· Em II Samuel 11, 12, nós encontramos algo assim, ou seja, alguém condenando o outro para justificar a si mesmo tendo cometido o mesmo pecado que condenava.

· Eis a história: Davi rei de Israel, poderoso em palavra, uma tarde depois tirar uma soneca passeava pelo seu palácio. O que viu? Uma linda mulher tomando banho investigou e descobriu que ela mulher do seu guerreiro que estava, cobiçou a sua formosura no coração e mandou chamá-la.

· Teve relação com ela, e mandou de volta para casa, a mulher ficou grávida e manda informar Davi. E agora o que vai fazer Davi?

· Davi planeja um plano maquiavélico. Enviou um mensageiro ordenando que Joabe, com andante do seu exercito, que mandasse Urias, marido de Bate-Seba. Chegando Urias, Davi pergunta como vai Joabe e como vai a Guerra.

· Davi manda Urias a sua casa e lhe dá um presente, mas ele não desce a sua casa. Davi é informado que Urias não desceu, Davi tenda persuadi-lo desta vez embriaga Urias. Mas uma vez Urias não desce a sua casa.

· Qual o plano de Davi que não deu certo? Davi queria que Urias descesse a sua casa tivesse relação com a sua mulher, que por sua vez acreditasse que o filho que ela esperava fosse dele. Esse plano não deu certo.

· Segundo plano. Agora esse era pior que o primeiro, só que esse agora não tinha como falhar, o problema seria resolvido. Davi resolve matar Urias.

· Davi faz uma carta, essa carta era uma sentença de morte que o próprio Urias era o portador. Urias sem saber leva em mão a sua sentença de morte. O teor da carta era o seguinte: “Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra” Urias é morto.

· Deus envia o profeta Natã a Davi. Natã conta uma historinha. A historinha é seguinte: havia na cidade dois homens, um rico e outro pobre. Tinha o rico ovelhas e gado em grande número; mas o pobre não tinha cousa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que na sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e tinha como filha. Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do seu gado para dar de comer ao viajante que viera ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que ilhe havia chegado.

· Quem é o homem rico? Davi. Quem é o homem pobre? Urias. Quem é a cordeirinha? Bate-Seba.

· Conclusão da história: Davi ouvindo a história perversa se encheu de raiva e disse: Tão certo como vive o Senhor, o homem que fez isso deve ser morto e pela cordeirinha restituíra quatro vezes.

· Natã olha para Davi e diz: Tu és o homem que fez toda essa maldade.

· É muito fácil condenar as pessoas dos pecados que nós mesmos somos acusados. Romanos 2.3 “Tu, ó homem, que condenas o que praticam tais cousas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?”

III. Uma afirmação do que foi dito. 22,28

· Diante da falta de entendimento que o sofrimento vem antes da glória, e com isso é produzido um pedido inconseqüente e uma reação sem sabedoria, Jesus continua afirmando o que havia dito.

· Jesus devia morrer, Ele veio para isso. Primeiro a morte e depois o trono, céu, salvação a glória.

· É bem verdade que em Jesus já estamos de posse de tudo isso espiritualmente, quando Jesus morreu ele trouxe um pouco do céu para terra, porém ainda não totalidade dele.

Conclusão: A lição. 25,26,27

Universalidade da Mensagem

Rev. Manoel Compasso
Texto: Romanos 10. 9-15
Tema: A universalidade da mensagem
Introdução: Na teologia tem uma doutrina chamada soterologia: Estudo da doutrina da salvação. A salvação é concedida pela pregação no nome do Senhor Jesus. A pregação é universal todas as nações devem ouvi essa mensagem.
Essa mensagem é suficiente para todos, porém é suficiente para alguns. Com isso quero dizer que o nome de Jesus pode salvar a todos, mas de fato só salvará os que confessam o nome dele em espírito e verdade como salvador e senhor.
I. Vamos aborda em primeiro lugar o ato de confessar VS 9,10
Perceba comigo no texto, que o confessar aponta para algo certo e concreto, Deus nos dá uma direção um alvo.
Não é confessar qualquer cousa que agrada a Deus.
Exemplo: Se eu fosse louco poderia confessar a mim mesmo. Como muitas pessoas fazem, posso confessar a respeito de mim e a respeito de outro, mas isso não trás mudanças. Pessoas que nascem mortas não se levantam. Pessoas não são rebatadas do inferno. Nada muda.
O que Deus deseja que confessemos?
• A Jesus e que venhamos a crê
• No seu ato histórico, ou seja, a sua ressurreição.
Para gente entender por que o v.9 diz ser necessário confessar a Jesus e crê na sua ressurreição, precisamos voltar os versos 6-8.
Os judeus negavam a encarnação e a ressurreição de Cristo. 6,7. Negar esses fatos históricos, ou seja, a encarnação e a ressurreição é como tentar se agarrar a sua própria justiça para salvar a si mesmo. Isso equivale tentar fazer aquilo que somente Deus fez na encarnação e ressurreição de Cristo.
Um homem que confia em Cristo para salvação dirá: “tudo está feito” nada posso fazer.
Um homem que confia em sua própria justiça para salvação dirá: “o que posso fazer para ser salvo”
Ora, meu irmão, não precisamos ir ao céu para buscar a verdade, a verdade desceu e se encarnou e habitou entre nós cheio de graça e verdade.
Não precisamos descer ao abismo para buscar a verdade, a verdade subiu quando ressuscitou dentre os mortos e habita a direita de Deus e intercede por nós.
O que diz o verso 8? A verdade está perto de ti, na tua boca e no teu coração.
Ela está na tua boca e coração, no sentido de que ninguém poderá alegar que não tem acesso a ela. Jesus é o logos.
Por meio da pregação Jesus é personificado. Jesus é acessivo a todos, seja pela verbalização ou testemunho da natureza Rom 1. 19,20 / Salmos 19. 1-6.
O que é negado, ou seja, Jesus na sua encarnação e ressurreição é justamente aquilo que pode salvar o homem. V.13
Quem é esse homem que pode salvar? Nós já vimos que é aquele que se encarnou e ressuscitou.
Porém, no v.11 temos outra informação extraordinária desse homem que salva. O v. 11 é uma citação de Isaias 28.16
II. Jesus é a pedra assentada por Deus. Uma pedra.
Aprovada, preciosa, angular e solidamente assentada. De todos os adjetivos atribuídos a essa pedra, algo me chamou atenção, o fato dela ser a pedra angular.
A pedra angular é uma pedra sobre a qual repousam duas paredes postas em esquina de angula reto. Essas paredes são firmadas, sustentadas por essa pedra, se fosse possível essa pedra sair a nossa vida o mundo, todas as cousas viriam abaixo.
Mas não é somente isso. Essa pedra destrói a quem quer e levanta a quem quer.
Exemplo: Daniel 2. 34 e 44,45
Essa pedra faz o que quer porque todas as cousas tem origem nela (João 1.3, Atos 17.28, Col. 1. 16,17)
Quem crê nessa pedra não será confundido, Essa palavra não será confundido é repetida duas vezes 9.33/ 10.11 e seu maior significado está no v.13
Quem está excluído dessa salvação? Humanamente falando, ninguém está excluído. V. 12
O v. 12 descansa sob a base da responsabilidade humana (não há distinção. Judeus e gregos são chamados ao arrependimento)
O capitulo 9. 11-18 descansa a base da soberania de Deus, porém quando adentramos no capitulo 10.1 Paulo diz: a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos.
Nós não fomos chamados para tentar penetrar nos desígnios de Deus. Os desígnios de Deus pertencem a Deus. A boa vontade do nosso coração é: que todo aquele ouve o evangelho seja impactado por ele seja salvo.
Conclusão: versos 14,15
Porém, ninguém será salvo se não for chamado eficazmente pela chamada do evangelho e ninguém será o comunicador dessa mensagem se não for enviado (14,15)
Gostaria de fazer três aplicações praticas:
1. O confessar com a boca, tem que está associado com uma genuína fé depositada no coração. Se não você será como um bronze que soa ou como címbalo que retine 1co 13.1
2. A sua vida precisa está assentada sobre a pedra que é Cristo, isso implica crê somente nele para salvação. Se você procura salvação fora de Cristo, estará confiando na sua própria justiça, assim será como uma pessoa descrita por Jesus Mateus 11 cansado e sobrecarregada.
3. Não negligencie o chamado de Deus. Deus te chama para ser uma testemunha em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins do mundo.

Culto de abertura da nona reunião ordinária do Presbitério Centro Sul, em Teresina na segunda Igreja 07.01.2010.