quarta-feira, 31 de março de 2010

O Sofrimento Vem Antes da Glória

Rev. Manoel Compasso

Texto: Mateus 28. 20-28

Tema: O sofrimento vem antes da glória.

Introdução: Jesus vinha tratando da questão do reino que estava para chegar, o reino viria depois da sua morte. Primeiro a morte e depois o reino, antes o sofrimento e depois a glória.

O reino do céu que é repetido várias vezes 19.12,14, 23,24/ 20.1 e 21 é sinônimo da vida eterna. Façamos uma comparação entre dois acontecimentos.

Jesus conversa como o jovem rico. 19. 16-22. V.16 “...Mestre, que farei eu de bom para alcança a vida eterna?”

Depois do diálogo com o jovem rico, Jesus diz aos seus discípulos versos: 20. 23,24 e 29

Para os apóstolos o reino dos céus tem um singular significado, Jesus diz: “...Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes , quando na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel” 19.20.

Isso era uma glória para os apóstolos, é também uma gloria para nós , estaremos para sempre com o nosso Deus.

Diz: Apocalipse 21. 4 . Que Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor.

Ilustração: No esporte espetacular da (05.04.09) passou uma reportagem de uma cidade que fica na parte central da Africa chamada Ruanda. Ruanda foi uma cidade atingida pela guerra civil entre duas facções que gerou um genocídio. Em 10 dias cem mil pessoas foram assassinadas.

Certamente que não precisamos ir a Ruanda para ficarmos escandalizados, basta que fiquemos no Brasil a onde muitas favelas são dominadas pelos traficantes. Em uma entrevista o Presidente lula denominou essa briga pelo poder de “normal”

O dia que estas cousas forem consideradas normais por todas as pessoas, podem ter certeza que homem dotado de racionalidade será considerado um animal irracional dos mais baixos.

Cito novamente Apoc. 21.4.

Isso é a gloria, mas a gloria não virá antes do sofrimento de Cristo. Observe no capítulos 19 e 20 fala da vinda do reino, vida eterna e trono.

Mas o que Jesus relata no cap. 20. 17-19 antecede a vinda do reino, vida eterna e trono.

Pela texto que a gente leu, ou seja, cap. 20. 20-28, a mãe e os seus dois filhos João e Tiago e os dez apóstolos não entenderam assim. Eles pensavam que a glória vinha primeiro, certamente é possível afirmar que eles nem cogitassem em suas mentes qualquer tipo de sofrimento por parte de Cristo.

Em Mateus 16. 21-23. Jesus prediz o seu sofrimento. No v.16 – Pedro um dos apóstolos chama a Jesus a parte e começa reprovar-lo.

No v. 17 Jesus diz a Pedro: Arreda Satanás.

Vamos dividi esse texto em três fases.

I. Um pedido inconseqüente . 20,21

· Dizem os estudiosos que o nome dessa mulher era Salomé, irmã de Maria mãe de Jesus, e que portanto, era tia de Jesus, de modo que Tiago e João eram primos de Jesus, sendo assim, é bem possível que essa mulher juntamente com os seus filhos que não haviam entendido que o sofrimento vem antes da glória tenha se valido desse parentesco para fazer esse pedido.

· O pedido era o seguinte: Salomé com aprovação dos seus filhos chega para Jesus e pede que no seu reino permita que João e Tiago assentem-se: um à sua direita e o outro à sua esquerda.

· Vamos lembrar o seguinte. No capitulo 19.28, Jesus promete que no seu reino os doze apóstolos se assentariam em doze tronos. Talvez aquela mulher pensasse o trono está garantido, agora será necessária garanti o lugar do trono. E que lugar melhor seria que não fosse um a direita e outro a esquerda de Jesus.

· Isso nos faz lembrar de algo que acontecia no Brasil, com toda certeza ainda acontece, mas que hoje é proibido, ou seja, o nepotismo.

· Nepotismo é a pratica do favoritismo, preferência dada aos parentes aos cargos públicos.

· Aqui nos parece que estamos diante de algum tipo de nepotismo espiritual por parte dessa mulher. Sendo ela irmã da mãe de Jesus e sendo seus filhos primos de Jesus era concebível que tivessem mais privilégios que os dez.

· Porém esse tipo atitude não funciona diante de Deus. Jesus respondeu v. 22 – Sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que eu estou para beber? Responderam podemos. V 23 Então disse Jesus: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se a minha direita e a minha esquerda estar no conselho do Pai.

· Aplicação: Não temos o céu pelo a nossa justiça ou somos preferidos por algo de bom que exista em nós, nem podemos nos arrogar de algum privilégio por estamos na igreja, porque que oramos ou qualquer outra cousa, somente a justiça de Cristo em nós nos faz aceitável diante de Deus.

· Em Jeremias 14 e Ezequiel 15. Deus diz ainda que Moisés, Samuel, Noé, Daniel e Jó estivessem no meio de Israel no tempo da destruição por meio dos Caldeus não poderiam salvar a vida de ninguém.

· Quem de vocês pode levar alguém para o céu para assentar a direita e esquerda de Deus? Quem de você pode se arrepender pelo irmão, pai, mãe e amigo? A resposta é ninguém. Cada um conhecendo a sua própria chaga se arrependa, tome a Cristo e pela justiça desse Cristo seja salvo.

II. Uma reação sem sabedoria. 24

· Diante desse pedido inconseqüente, qual foi a reação dos dez apóstolos? Reação dos dez apóstolos não podia ser outra que não fosse uma reação sem sabedoria, pelo simples fato de que assim como Tiago e João e a sua mãe não entenderam que a glória vem depois do sofrimento que Jesus declarou no v 18, eles também não haviam entendido .

· A indignação dos dez tem um motivo: Eles também queriam se assentar a direita e a esquerda, o trono prometido no capitulo 19.28 não bastava era também necessário um lugar de destaque.

· Isso indica que atitude espiritual dos dez não era nada melhor que dos dois.

· Aplicação: Quão fácil é condenar em outros o que justificamos em nós.

· Em II Samuel 11, 12, nós encontramos algo assim, ou seja, alguém condenando o outro para justificar a si mesmo tendo cometido o mesmo pecado que condenava.

· Eis a história: Davi rei de Israel, poderoso em palavra, uma tarde depois tirar uma soneca passeava pelo seu palácio. O que viu? Uma linda mulher tomando banho investigou e descobriu que ela mulher do seu guerreiro que estava, cobiçou a sua formosura no coração e mandou chamá-la.

· Teve relação com ela, e mandou de volta para casa, a mulher ficou grávida e manda informar Davi. E agora o que vai fazer Davi?

· Davi planeja um plano maquiavélico. Enviou um mensageiro ordenando que Joabe, com andante do seu exercito, que mandasse Urias, marido de Bate-Seba. Chegando Urias, Davi pergunta como vai Joabe e como vai a Guerra.

· Davi manda Urias a sua casa e lhe dá um presente, mas ele não desce a sua casa. Davi é informado que Urias não desceu, Davi tenda persuadi-lo desta vez embriaga Urias. Mas uma vez Urias não desce a sua casa.

· Qual o plano de Davi que não deu certo? Davi queria que Urias descesse a sua casa tivesse relação com a sua mulher, que por sua vez acreditasse que o filho que ela esperava fosse dele. Esse plano não deu certo.

· Segundo plano. Agora esse era pior que o primeiro, só que esse agora não tinha como falhar, o problema seria resolvido. Davi resolve matar Urias.

· Davi faz uma carta, essa carta era uma sentença de morte que o próprio Urias era o portador. Urias sem saber leva em mão a sua sentença de morte. O teor da carta era o seguinte: “Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra” Urias é morto.

· Deus envia o profeta Natã a Davi. Natã conta uma historinha. A historinha é seguinte: havia na cidade dois homens, um rico e outro pobre. Tinha o rico ovelhas e gado em grande número; mas o pobre não tinha cousa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que na sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e tinha como filha. Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do seu gado para dar de comer ao viajante que viera ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que ilhe havia chegado.

· Quem é o homem rico? Davi. Quem é o homem pobre? Urias. Quem é a cordeirinha? Bate-Seba.

· Conclusão da história: Davi ouvindo a história perversa se encheu de raiva e disse: Tão certo como vive o Senhor, o homem que fez isso deve ser morto e pela cordeirinha restituíra quatro vezes.

· Natã olha para Davi e diz: Tu és o homem que fez toda essa maldade.

· É muito fácil condenar as pessoas dos pecados que nós mesmos somos acusados. Romanos 2.3 “Tu, ó homem, que condenas o que praticam tais cousas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?”

III. Uma afirmação do que foi dito. 22,28

· Diante da falta de entendimento que o sofrimento vem antes da glória, e com isso é produzido um pedido inconseqüente e uma reação sem sabedoria, Jesus continua afirmando o que havia dito.

· Jesus devia morrer, Ele veio para isso. Primeiro a morte e depois o trono, céu, salvação a glória.

· É bem verdade que em Jesus já estamos de posse de tudo isso espiritualmente, quando Jesus morreu ele trouxe um pouco do céu para terra, porém ainda não totalidade dele.

Conclusão: A lição. 25,26,27

Nenhum comentário: