quarta-feira, 31 de março de 2010

Universalidade da Mensagem

Rev. Manoel Compasso
Texto: Romanos 10. 9-15
Tema: A universalidade da mensagem
Introdução: Na teologia tem uma doutrina chamada soterologia: Estudo da doutrina da salvação. A salvação é concedida pela pregação no nome do Senhor Jesus. A pregação é universal todas as nações devem ouvi essa mensagem.
Essa mensagem é suficiente para todos, porém é suficiente para alguns. Com isso quero dizer que o nome de Jesus pode salvar a todos, mas de fato só salvará os que confessam o nome dele em espírito e verdade como salvador e senhor.
I. Vamos aborda em primeiro lugar o ato de confessar VS 9,10
Perceba comigo no texto, que o confessar aponta para algo certo e concreto, Deus nos dá uma direção um alvo.
Não é confessar qualquer cousa que agrada a Deus.
Exemplo: Se eu fosse louco poderia confessar a mim mesmo. Como muitas pessoas fazem, posso confessar a respeito de mim e a respeito de outro, mas isso não trás mudanças. Pessoas que nascem mortas não se levantam. Pessoas não são rebatadas do inferno. Nada muda.
O que Deus deseja que confessemos?
• A Jesus e que venhamos a crê
• No seu ato histórico, ou seja, a sua ressurreição.
Para gente entender por que o v.9 diz ser necessário confessar a Jesus e crê na sua ressurreição, precisamos voltar os versos 6-8.
Os judeus negavam a encarnação e a ressurreição de Cristo. 6,7. Negar esses fatos históricos, ou seja, a encarnação e a ressurreição é como tentar se agarrar a sua própria justiça para salvar a si mesmo. Isso equivale tentar fazer aquilo que somente Deus fez na encarnação e ressurreição de Cristo.
Um homem que confia em Cristo para salvação dirá: “tudo está feito” nada posso fazer.
Um homem que confia em sua própria justiça para salvação dirá: “o que posso fazer para ser salvo”
Ora, meu irmão, não precisamos ir ao céu para buscar a verdade, a verdade desceu e se encarnou e habitou entre nós cheio de graça e verdade.
Não precisamos descer ao abismo para buscar a verdade, a verdade subiu quando ressuscitou dentre os mortos e habita a direita de Deus e intercede por nós.
O que diz o verso 8? A verdade está perto de ti, na tua boca e no teu coração.
Ela está na tua boca e coração, no sentido de que ninguém poderá alegar que não tem acesso a ela. Jesus é o logos.
Por meio da pregação Jesus é personificado. Jesus é acessivo a todos, seja pela verbalização ou testemunho da natureza Rom 1. 19,20 / Salmos 19. 1-6.
O que é negado, ou seja, Jesus na sua encarnação e ressurreição é justamente aquilo que pode salvar o homem. V.13
Quem é esse homem que pode salvar? Nós já vimos que é aquele que se encarnou e ressuscitou.
Porém, no v.11 temos outra informação extraordinária desse homem que salva. O v. 11 é uma citação de Isaias 28.16
II. Jesus é a pedra assentada por Deus. Uma pedra.
Aprovada, preciosa, angular e solidamente assentada. De todos os adjetivos atribuídos a essa pedra, algo me chamou atenção, o fato dela ser a pedra angular.
A pedra angular é uma pedra sobre a qual repousam duas paredes postas em esquina de angula reto. Essas paredes são firmadas, sustentadas por essa pedra, se fosse possível essa pedra sair a nossa vida o mundo, todas as cousas viriam abaixo.
Mas não é somente isso. Essa pedra destrói a quem quer e levanta a quem quer.
Exemplo: Daniel 2. 34 e 44,45
Essa pedra faz o que quer porque todas as cousas tem origem nela (João 1.3, Atos 17.28, Col. 1. 16,17)
Quem crê nessa pedra não será confundido, Essa palavra não será confundido é repetida duas vezes 9.33/ 10.11 e seu maior significado está no v.13
Quem está excluído dessa salvação? Humanamente falando, ninguém está excluído. V. 12
O v. 12 descansa sob a base da responsabilidade humana (não há distinção. Judeus e gregos são chamados ao arrependimento)
O capitulo 9. 11-18 descansa a base da soberania de Deus, porém quando adentramos no capitulo 10.1 Paulo diz: a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos.
Nós não fomos chamados para tentar penetrar nos desígnios de Deus. Os desígnios de Deus pertencem a Deus. A boa vontade do nosso coração é: que todo aquele ouve o evangelho seja impactado por ele seja salvo.
Conclusão: versos 14,15
Porém, ninguém será salvo se não for chamado eficazmente pela chamada do evangelho e ninguém será o comunicador dessa mensagem se não for enviado (14,15)
Gostaria de fazer três aplicações praticas:
1. O confessar com a boca, tem que está associado com uma genuína fé depositada no coração. Se não você será como um bronze que soa ou como címbalo que retine 1co 13.1
2. A sua vida precisa está assentada sobre a pedra que é Cristo, isso implica crê somente nele para salvação. Se você procura salvação fora de Cristo, estará confiando na sua própria justiça, assim será como uma pessoa descrita por Jesus Mateus 11 cansado e sobrecarregada.
3. Não negligencie o chamado de Deus. Deus te chama para ser uma testemunha em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins do mundo.

Culto de abertura da nona reunião ordinária do Presbitério Centro Sul, em Teresina na segunda Igreja 07.01.2010.

Nenhum comentário: