quarta-feira, 31 de março de 2010

O Abandono de Deus

Rev. Manoel Compasso

Texto: Sofonias 1. 1-6

Tema: O abandono de Deus.

Introdução: Com forme os estudiosos o nome Sofonias significa “Jave esconde” pertence uma linhagem real profetizou no reino sul de Judá, durante reinado de Josias.

Essas informações são importantes porque nos colocam no centro dos acontecimentos. Josias foi o décimo quinto rei de Judá, o seus nome e a sua missão havia sido alvo de uma revelação ainda no tempo do rei Jeroboão .I reis 13.2.

Ele foi o grande rei que promoveu a grande reforma, e ela se deu quando foi achada a palavra que estava perdida no templo. II Crô 34. 14

Eis que o que a Escritura diz a respeito de Josias II Crô 35.18.

Mas a maioria dos estudiosos concorda que Sofonias profetiza no reinado de Josias antes dessa grande reforma. Se os estudiosos estão certos, nessa época a palavra ainda estava perdida no templo.

Diz em provérbio 11.14 – sem sábia direção o povo se desvia. Foi que se deu na grande reforma do século XVI a palavra estava perdida, quando foi colocada na mão do povo, o povo encontrou a luz.

O povo no tempo de Sofonias estava sem a palavra e conseqüentemente estava mergulhado em idolatria, sincretismo religioso que culminava em uma indiferença para com Deus. 1-6

I. A idolatria. 4

A Escritura descreve a idolatria como uma cousa de demônio I co 19,20

Quem adora ídolo, adora demônio. Mas a idolatria vai muito além da visualização, ela pode ser vista naquilo que se sente, naquilo se guarda no coração. Ezequiel 14. 1-10.

Ela cega o entendimento e tira os olhos do homem do seu criador e o coloca na criatura.

Paulo em Romanos 1 fala de homens que estavam loucos, mas se achavam sábios. Eles mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança de imagem de homem, mudaram a verdade de Deus em mentira.

Vejamos como Paulo os descreve (eles são caracterizados 21 disposições cada uma pior que outra, todas contra Deus) Rm 1. 28-32.

Certamente essa lista não tem a preocupação de exauri todos os pecados de um homem, porém todavia essa pequena discrição nos lembrar que o homem sem Deus está em total depravação.

O autor sagrado cita segundo pecado desse povo. É o pecado de encher

Cada vez mais a medida da sua desobediência. Adorar um ídolo é pouco, eles querem fazer uma coleção de ídolos e misturam adoração dos seus ídolos com adoração a Deus. Isso é chamado de:

II. Sincretismo religioso. 5

Ilustração: Um dia andando no centro da cidade uma pessoa que só fui ter contacto tempo depois. Essa pessoa me chamou muito atenção pela falta de bom gosto na forma de se vestir. Eu fique parado olhando para ele. Ele estava vestido com uma camisa verde escura seda (aquela que brilha no sol) e uma causa social cor de abóbora.

Pensei comigo mesmo que cousa horrível. De vez enquanto você deve encontrar alguém que se veste assim. Então você deve se perguntar será se essa pessoa não tenha ninguém que lhe diga: “tira isso. Isso está horrível)

Aqui nesse texto vemos duas cousas que não cominam. Deus não comina com os ídolos. Essa é uma mistura que não dá certo é horrível.

Paulo escrevendo aos corintos em Ico 6. 14-16

O pecado de idolatria que puxa sincretismo religioso que se culmina em:

III. Uma indiferença para com Deus. 6

Jesus uma certa feita disse que o homem não poderia servir a dois senhores. Deus é um Deus zeloso ele não divide a sua glória com ninguém diz o profeta Isaias.

No verso 5. As pessoas estavam misturando a adoração aos seus ídolos e adoração ao Senhor, mas somente no verso 6 nós somos informados que de fato eles não estavam adorando a Deus.

Eles deixaram a Deus, eles não buscavam a Deus, eles não ligavam para Deus.

O que Deus requer do homem? Dê um pulo até João 4

Essas pessoas eram indiferentes para com Deus. Viviam no mundo como se Deus não existisse.

Conclusão: o que tudo isso tem a ver com o nosso mundo? e com nós nessa noite?

A primeira resposta a primeira pergunta é: tudo. O nosso mundo está envolvido com tudo isso. A idolatria campeia, o sincretismo é defendido e praticado, as pessoas são indiferentes para com Deus. O salmista diz que todas as cogitações do coração do homem é que não há Deus.

A segunda resposta a segunda pergunta é: quase tudo. Estamos correndo um grande risco de nos acomodar diante grandes e profundas exigências do nosso homem interior transformado pelo sangue de Cristo.

O nosso homem interior exigido mais santificação, mas compromisso, mas obediência e muitas vezes têm feito calar com as nossos praticas pecaminosas. Muito embora não tenha se prostado diante de um ídolo, mas tem levantado ídolo dentro do seu coração e com isso tem desprezado a Deus. Já não mais pergunta por ele.

Farei uma terceira pergunta. O que faremos?

A terceira resposta a terceira pergunta é:

Se você é crente em Cristo, busque mais Cristo, ame a Cristo, se comprometa com ele.

Se você ainda não é crente, corra para os pés de Cristo, peça misericórdia Cristo, tome a Cristo e diga Cristo é meu. Amem.

Nenhum comentário: