sexta-feira, 2 de abril de 2010

Adoração e Serviço

Rev. Manoel Compasso
Texto: o Lucas 10. 38-42
Tema: Adoração e Serviço
Introdução: Nesse texto nós encontramos duas mulheres, uma agitada, preocupada e a outra calma e quieta, o ideal era que pudéssemos associa em nossa vida o agitado, preocupado, o calmo e o quieto.
O bom exemplo disso é o apóstolo Pedro. Pedro era o mais agitado de todos os apóstolos, ele foi aquele que não queria deixar Jesus lavar os seus pés, foi também aquele que cortou a orelha do servo do sumo sacerdote.
Foi aquele também que dentre todos os apóstolos fez a confissão mais brilhante a respeito de Jesus: “...Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus” Jo 6. 68,69.
O calmo e agitado é diferente do preguiçoso, dos descomprometido, do indiferente. É diferente do homem dessa história.
O pai bem cedo bate na porta do filho. Acorda está na hora de ir para escola. O filho responde zangado do quarto. Hoje não vou para escola, e não vou para escola por três razões: estou morto de cansado, odeio aquele colégio e detesto aquelas crianças. O pai responde: você tem que ir, você tem ir por três razões: você tem um dever a cumprir, você já tem quarenta anos, você é o diretor da escola.
Marta poderia ser chamada de nervosa agitada, mas, nunca de preguiçosa, indiferente. Maria poderia ser chamada de quieta, calma, mas nunca de indolente.
Como podemos associar em nossas vidas essas características dessas valorosas mulheres. Podemos e devemos.
I. Devemos nos aquietar sempre aos pés de Cristo. 39
No verso 39, nos informa que Maria aquietava-se assentada aos pés de Cristo ouvido os seus ensinamentos. Essa quietude fazia parte da personalidade de Maria, como espírito agitado fazia parte da personalidade de Marta.
Essa Maria é aquela que em Mt 26, Mc 14, Jo 12 ungiu cabeça e os pés de Jesus com bálsamo de nardo puro que avaliado pelos discípulos por mais 300 denários.
Um denário equivalia um dia de trabalho pago, logo, Maria derramou sobre Jesus toda a sua economia de mais um ano de trabalho.
Em Marcos 14.9. Jesus disse que a onde fosse pregado este evangelho, seria contado o que ela fez, para memória dela.
A quietude de Maria também pode ser vista em Jo 11. Lázaro havia morrido. Marta e Maria manda avisar a Jesus dizendo: Aquele que tu amas está gravemente enfermo, Jesus se demorou ainda dois dias. Quando chega em Betânia, Lázaro já estava morto há quatro dias.
Jo. 11. 20 Quando Marta soube que Jesus havia chegado, saiu ao seu encontro, Maria, porém, ficou assentada em casa.
Está quieto aos pés de Jesus é necessário, porém...
II. Devemos nos agitar na obra de Jesus. 40
Marta recebe a Jesus, juntamente com seus discípulos e oferece uma grande ceia. Diz o texto que Marta agitado de lado para o outro preocupada em servi. Ela olha e o que ela vê?
Maria assenta aos pés de Jesus ouvido os seus ensinamentos. Marta é tomado pelo um sentimento de raiva e faz uma acusação a Jesus. Tu não te importas que minha irmã tenha deixado eu trabalhar sozinha?
Jesus de forma amorosa, sem levar em conta a sua acusação diz: Marta, Marta está muito preocupada.
O espírito agitado fazia parte da personalidade Marta. Marta era quem geralmente tomava aniciativa para estender as cordiais boas-vindas a Jesus.
Foi Marta quem primeiro se encontrou com Jesus na entrada da aldeia, porém Maria ficou em casa.
Por que devemos associar em nossa vida as qualidades dessas duas mulheres?
Primeiro, porque Jesus ensinou.
Segundo, porque se queremos ser verdadeiros discípulos de Jesus devemos estudar as Escrituras, orar e agir.
Devemos deixar de chamar de verdadeiro cristianismo, aquele negócio de ler a “bíblia”, “orar” e vir a “igreja” e depois não fazer nada e dizer: estamos salvos.
Uma pessoa salva em Cristo se aquieta aos seus pés e também se agita, ou seja, trabalha.
Vamos analisar um texto que antecede. O texto que a gente está tratando, Jesus vai nos ensinar o aquietar (adoração) e o agitar no sentido do serviço. Poderíamos denominar como o culto da adoração e culto do serviço.
Esse texto é o texto do bom samaritano.
Amar a Deus: de todo coração, de toda alma, de toda força e todo entendimento é adoração. Aos pés de Jesus Maria o amava dessa forma.
Ama o próximo é o serviço. Marta servindo Jesus e aos seus discípulos estava amando o seu próximo como a si mesmo.
Porém, Jesus nos mostra que adoração e serviço nem sempre andam juntos na vida de muitas pessoas, eis um grande erro, um grande pecado.
Verso 30. Jesus diz: certo homem descia de Jerusalém para Jericó. Jerusalém para Jericó ficava 27 Km, é mais ou menos a distancia entre Parnaíba e Buriti.
Verso 31. Casualmente descia também um sacerdote.
Verso 32. Semelhantemente também descia um levita.
Os três desciam de Jerusalém, um certo homem, certamente um judeu, um sacerdote e um levita, desciam de Jerusalém. Jerusalém era o centro religioso daquela época, chegamos à conclusão que os três estavam prestando adoração.
v. 30. O certo homem quando descia caiu nas mãos dos salteadores, roubaram e espancaram deixando semimorto.
v.31. Descia o sacerdote, vendo passou de largo, não ligou.
v.32. Descia o levita, vendo também passou de largo, não ligou.
Pergunto cadê o serviço? Adoração foi feita, mas cadê o serviço?
Não digamos nos nossos corações que maldade!!!!!! Porque somos culpados. Todas as vezes que aprendemos de Jesus e deixamos de ensinar a outro e amar o nosso próximo estamos fazendo como esse sacerdote e levita.
O mundo sem Deus está como esse homem, roubado, espancado, agonizando no seu pecado, se nós não ligamos, estamos passando de largo.
O que fazer irmãos? Associemos adoração e o serviço. Aprendamos de Jesus como Maria e trabalhemos como Marta.
Você que não tem Jesus, embora possa não se ver assim, roubado, espancado e semimorto, é carente dele, se chegue a ele e a sua vida vai mudar, venha como você está então Deus fará maravilhas em sua vida.
Conclusão: Jesus disse a Marta, Maria escolheu a melhor parte, e essa não será tirada. Qual a melhor parte? A melhor parte está com Jesus, se estivermos com Jesus em adoração também estarei em serviço. Amem. 10.05.09

Nós Sob Juramento

Rev. Manoel Compasso

Texto: II Timóteo 4. 1-5

Tema: Nós Sob Juramento.

Introdução: No capitulo 3.1 de II Timóteo o apóstolo Paulo fala de tempos difíceis que ainda estariam por vir, isso não implica necessariamente que esse tempo já não tivesse presente, porém, pelo menos um prelúdio dele já estava presente

Paulo diz como os homens seriam nos últimos dias, já eram, mas no futuro seriam piores. 2- 5.

Diante de um mundo assim presente e futuro, Paulo diz a Timóteo. 3.1 e 14 e 4.1.

O capitulo 3 realça o fato que Timóteo, confrontado com uma crescente oposição à verdade, deve permanecer na verdadeira doutrina. O capitulo 4 chama a responsabilidade e o dever de Timóteo de proclamar esta doutrina. Que ele fale enquanto o povo está disposto a ouvir. Por que nem sempre estará disposto.

Ilustração: nessa semana ou na outra não sei. Sei que estar chegando ou já chegou um conjunto dos Estados Unidos chamado Jonas Bloter. Jonas Bloter é formado por três adolescentes que pregam a castidade, ou seja, sexo só depois do casamento.

No comentário de um repórter ele disse: “depois eles voltam anormalidade”

O normal para o mundo é fazer o que Deus proíbe. O normal para o mundo desafiar a Deus. O normal para o mundo é ser inimigo de Deus.

Diante de um mundo assim, qual é o nosso papel? Como estamos diante de Deus?

Nós estamos conjurados diante de Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo o seu reino. 4.1.

Essa palavra é usada mais uma vez em Timóteo, sempre no sentido de colocar o homem sob juramento para cumprir a sua missão de proclamar a verdade as últimas conseqüências. I Timóteo 5. 20, 21.

Ilustração: lembro-me quando era ainda um adolescente, que toda a questão de briga, lealdade, promessa e dúvida etc..., era resolvido sob uma única base, e somente sobre uma única base, a base do juramento. A pessoa perguntava. Tu juras? A gente respondia. Eu juro. Ele perguntava. Tu juras pela a tua mãe? Eu juro. Pronto tudo ficava resolvido e paz voltava a reinar.

Porém, o Espírito Santo nos coloca sob juramento diante de Deus e Jesus Cristo que há de julgar vivos e mortos. No julgamento final nós seremos julgados se não cumprirmos com o nosso dever.

Em Hebreus 4. 12,13 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de divide alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta em sua presença; pelo contrario, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas”

Qual o dever do qual estamos sob juramento diante de Deus e Cristo Jesus que julga os vivos e mortos?

I. Responsabilidade da proclamação da palavra em tempo e fora de tempo. 2

Corrigindo, repreendendo, exortando. A Escritura diz: com instancia, ou seja, com argumentação, questionamento e insistência. Porém, tudo isso tem que ser feito com toda longanimidade, ou seja, com generosidade, paciência e doutrina.

Tudo isso tem ser feito com doutrina. Quando a igreja estava em formação no primeiro século, ela se fortalecida e se alimentada pela doutrina. Em Atos 2.42 “E perseveravam na doutrina........”

Ilustração: Uma certa pessoa, em um certo dia, em uma certa igreja foi ao conselho se queixar do pastor “Ele só prega doutrina, precisa pregar sermão evangelístico”

Meu irmão qual a diferencia de um sermão doutrinal para evangelístico? Nenhuma. Todo sermão evangelístico é doutrinal e vice-versa.

Cuidado para não satisfazer a vontade dos bodes. Os bodes não querem sermão evangelístico, eles querem diversão, as ovelhas sim, querem a Palavra.

Um certo pastor depois do termino do sermão, se colocou a posto na porta da igreja. Uma senhora reclamou do sermão, na sua concepção o sermão não tinha sido ideal. O pastor disse: “desça para comer com as ovelhas”

Pois bem, estamos conjurados de Deus a proclamar essa palavra, corrigindo, repreendendo, exortando com toda longanimidade e doutrina. Todos são chamados a fazerem isso, todos que de fato amam a Cristo, os bodes são dispensados dessa honrosa e sublime responsabilidade.

Está sob juramento de Deus para proclamar a verdade e continuar firme, nessa passagem tem um motivo.

II. Pois haverá tempo em que não suportarão a santa doutrina. 3

Tenho percebido que o homem tem a tendência a relaxar nas suas convicções quando se sente pressionado. Não pensemos que aqueles que desceram ao nível mais baixo do comportamento moral e espiritual não tinham convicção da moral e da ética e espiritual, tinham e até os seguia.

Problema é que chegou um momento que eles foram tão pressionados que cederam a imoralidade.

No campo espiritual. Hoje lideres religiosos que tinham a convicção da doutrina e ensinavam, hoje, eles estão divertindo os bodes, dando somente aquilo que eles querem e não aquilo que eles precisam.

Pois, é isso que acontecia antigamente e estar acontecendo hoje. 3/b e 4

Percebam que as pessoas que estão cercadas de mestres, estão felizes. Termina o culto e elas dizem: que culto maravilhoso! Que mensagem! Mas o que elas estão aprendendo não é a palavra diz o v. 4 é fábula, ou seja, são lendas e ficções.

Quando termina o culto e vejo as pessoas sorrindo tempo todo, devo pensar que tem alguma cousa errada, não deveriam elas estarem chorando, lamentado o seu próprio pecado, não ouviram do compromisso que tem que ter para com Deus?, Não tem negligenciado tão importante compromisso, por que estão sorrindo?

Não deveriam elas dizer, como disseram a Pedro: “O que faremos irmão” então ouviram: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados...”

Se estamos ouvido à palavra e não temos convicção de pecados e não estamos chorando, somos piores do que aqueles que ouvem fábulas e sentem coceira nos ouvidos.

O que devemos fazer irmão, diante de tudo isso? As pessoas não suportam a santa doutrina, elas querem divertimento. Como devemos agir?

Quanto a nós, diz o Espírito Santo.

III. .....sê sóbrio em todas as cousas, suporta as aflições, faze o trabalho....v.5

Note comigo o contraste que precisa ter entre você e a multidão leviana.

Em quanto à multidão estar intoxicada por mórbido anseio por tudo que é sensacional ou sentimental, você deve ser sóbrio.

Em quando os lideres religiosos cedem à pressão do mundo e dá o que o homem quer ouvi e não o que ele precisa ouvi você deve suportar as aflições sem ceder às pressões do mundo.

Quando o mundo está na ociosidade, sentido coceira nos ouvidos, você deve fazer o trabalho que Deus te ordenou: Prega a palavra, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina.

Conclusão: Por fim, por meio do que devemos corrigir, repreender e exortar como toda longanimidade e doutrina? Veja 3. 16, 17.

É por meio das Escrituras que devemos fazer isso, um certa feita Jesus declarou: Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus. Amem

Ebenézer. 24.05.09