sexta-feira, 2 de abril de 2010

Adoração e Serviço

Rev. Manoel Compasso
Texto: o Lucas 10. 38-42
Tema: Adoração e Serviço
Introdução: Nesse texto nós encontramos duas mulheres, uma agitada, preocupada e a outra calma e quieta, o ideal era que pudéssemos associa em nossa vida o agitado, preocupado, o calmo e o quieto.
O bom exemplo disso é o apóstolo Pedro. Pedro era o mais agitado de todos os apóstolos, ele foi aquele que não queria deixar Jesus lavar os seus pés, foi também aquele que cortou a orelha do servo do sumo sacerdote.
Foi aquele também que dentre todos os apóstolos fez a confissão mais brilhante a respeito de Jesus: “...Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus” Jo 6. 68,69.
O calmo e agitado é diferente do preguiçoso, dos descomprometido, do indiferente. É diferente do homem dessa história.
O pai bem cedo bate na porta do filho. Acorda está na hora de ir para escola. O filho responde zangado do quarto. Hoje não vou para escola, e não vou para escola por três razões: estou morto de cansado, odeio aquele colégio e detesto aquelas crianças. O pai responde: você tem que ir, você tem ir por três razões: você tem um dever a cumprir, você já tem quarenta anos, você é o diretor da escola.
Marta poderia ser chamada de nervosa agitada, mas, nunca de preguiçosa, indiferente. Maria poderia ser chamada de quieta, calma, mas nunca de indolente.
Como podemos associar em nossas vidas essas características dessas valorosas mulheres. Podemos e devemos.
I. Devemos nos aquietar sempre aos pés de Cristo. 39
No verso 39, nos informa que Maria aquietava-se assentada aos pés de Cristo ouvido os seus ensinamentos. Essa quietude fazia parte da personalidade de Maria, como espírito agitado fazia parte da personalidade de Marta.
Essa Maria é aquela que em Mt 26, Mc 14, Jo 12 ungiu cabeça e os pés de Jesus com bálsamo de nardo puro que avaliado pelos discípulos por mais 300 denários.
Um denário equivalia um dia de trabalho pago, logo, Maria derramou sobre Jesus toda a sua economia de mais um ano de trabalho.
Em Marcos 14.9. Jesus disse que a onde fosse pregado este evangelho, seria contado o que ela fez, para memória dela.
A quietude de Maria também pode ser vista em Jo 11. Lázaro havia morrido. Marta e Maria manda avisar a Jesus dizendo: Aquele que tu amas está gravemente enfermo, Jesus se demorou ainda dois dias. Quando chega em Betânia, Lázaro já estava morto há quatro dias.
Jo. 11. 20 Quando Marta soube que Jesus havia chegado, saiu ao seu encontro, Maria, porém, ficou assentada em casa.
Está quieto aos pés de Jesus é necessário, porém...
II. Devemos nos agitar na obra de Jesus. 40
Marta recebe a Jesus, juntamente com seus discípulos e oferece uma grande ceia. Diz o texto que Marta agitado de lado para o outro preocupada em servi. Ela olha e o que ela vê?
Maria assenta aos pés de Jesus ouvido os seus ensinamentos. Marta é tomado pelo um sentimento de raiva e faz uma acusação a Jesus. Tu não te importas que minha irmã tenha deixado eu trabalhar sozinha?
Jesus de forma amorosa, sem levar em conta a sua acusação diz: Marta, Marta está muito preocupada.
O espírito agitado fazia parte da personalidade Marta. Marta era quem geralmente tomava aniciativa para estender as cordiais boas-vindas a Jesus.
Foi Marta quem primeiro se encontrou com Jesus na entrada da aldeia, porém Maria ficou em casa.
Por que devemos associar em nossa vida as qualidades dessas duas mulheres?
Primeiro, porque Jesus ensinou.
Segundo, porque se queremos ser verdadeiros discípulos de Jesus devemos estudar as Escrituras, orar e agir.
Devemos deixar de chamar de verdadeiro cristianismo, aquele negócio de ler a “bíblia”, “orar” e vir a “igreja” e depois não fazer nada e dizer: estamos salvos.
Uma pessoa salva em Cristo se aquieta aos seus pés e também se agita, ou seja, trabalha.
Vamos analisar um texto que antecede. O texto que a gente está tratando, Jesus vai nos ensinar o aquietar (adoração) e o agitar no sentido do serviço. Poderíamos denominar como o culto da adoração e culto do serviço.
Esse texto é o texto do bom samaritano.
Amar a Deus: de todo coração, de toda alma, de toda força e todo entendimento é adoração. Aos pés de Jesus Maria o amava dessa forma.
Ama o próximo é o serviço. Marta servindo Jesus e aos seus discípulos estava amando o seu próximo como a si mesmo.
Porém, Jesus nos mostra que adoração e serviço nem sempre andam juntos na vida de muitas pessoas, eis um grande erro, um grande pecado.
Verso 30. Jesus diz: certo homem descia de Jerusalém para Jericó. Jerusalém para Jericó ficava 27 Km, é mais ou menos a distancia entre Parnaíba e Buriti.
Verso 31. Casualmente descia também um sacerdote.
Verso 32. Semelhantemente também descia um levita.
Os três desciam de Jerusalém, um certo homem, certamente um judeu, um sacerdote e um levita, desciam de Jerusalém. Jerusalém era o centro religioso daquela época, chegamos à conclusão que os três estavam prestando adoração.
v. 30. O certo homem quando descia caiu nas mãos dos salteadores, roubaram e espancaram deixando semimorto.
v.31. Descia o sacerdote, vendo passou de largo, não ligou.
v.32. Descia o levita, vendo também passou de largo, não ligou.
Pergunto cadê o serviço? Adoração foi feita, mas cadê o serviço?
Não digamos nos nossos corações que maldade!!!!!! Porque somos culpados. Todas as vezes que aprendemos de Jesus e deixamos de ensinar a outro e amar o nosso próximo estamos fazendo como esse sacerdote e levita.
O mundo sem Deus está como esse homem, roubado, espancado, agonizando no seu pecado, se nós não ligamos, estamos passando de largo.
O que fazer irmãos? Associemos adoração e o serviço. Aprendamos de Jesus como Maria e trabalhemos como Marta.
Você que não tem Jesus, embora possa não se ver assim, roubado, espancado e semimorto, é carente dele, se chegue a ele e a sua vida vai mudar, venha como você está então Deus fará maravilhas em sua vida.
Conclusão: Jesus disse a Marta, Maria escolheu a melhor parte, e essa não será tirada. Qual a melhor parte? A melhor parte está com Jesus, se estivermos com Jesus em adoração também estarei em serviço. Amem. 10.05.09

Nenhum comentário: